|
|
antropogogia |
|
Nossa razão de ser: desenvolver o potencial do ser humano integral |
|
|
o que pensamos
Aprender, Apreender, Empreender. |
|
|
A única constante é a mudança, já dizia Heráclito de Éfeso, cerca de 500aC. Agora, porém, as mudanças acontecem numa velocidade crescente. Os conhecimentos e habilidades que até ontem eram suficientes, não o são hoje e muito menos o serão amanhã. É preciso, continuamente, Aprender e Apreender. |
- Aprender é instruir-se, adquirir conhecimento e/ou habilidade prática; obter melhor compreensão de algo, pela intuição, pelos sentidos, pela vivência e/ou pelo exemplo de alguém.
|
- Apreender é compreender, assimilar mentalmente, entender com profundidade.
|
Entretanto, apenas aprender e apreender, não muda o resultado. Depois do CHA (Conhecimento, Habilidade, Atitude), é preciso tomar Iniciativa e persistir para chegar à “acabativa”. |
- Empreender é decidir realizar; pôr em execução, realizar.
|
Ao final, vale a pena conferir. |
- Algo deu errado? É hora de recomeçar...
|
|
Thomas Edison tinha com 31 anos, em 1878, quando propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica usando filamentos metálicos. Foram necessárias mais de mil tentativas para descobrir o filamento ideal. Em 1879, conseguiu que uma lâmpada brilhasse por 48 horas e, nas comemorações do final de ano iluminou uma rua inteira. |
|
|
|
|
|
|
A melhoria contínua requer uma forte disciplina. A filosofia Kaizen busca simplicidade, fazer mais com menos. O shitsuke (senso de autodisciplina) do programa 5S, foca na revisão dos padrões estabelecidos nos outros 4S. No ciclo PDCA de Deming, depois de planejar (Plan) e executar (Do), há que se verificar (Check) e corrigir (Act). A metodologia PMI reforça a importância das sessões de “lições aprendidas” que promovem a melhoria contínua. |
|
|
Não se esqueça de comemorar o sucesso, desfrutar dos benefícios e reconhecer a contribuição de outras pessoas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|