inicial quem somos o que fazemos nossos clientes o que pensamos fale conosco  
               
 
 
  antropogogia
  Nossa razão de ser: desenvolver o potencial do ser humano integral
  o que pensamos

7 pontos fortes e armadilhas do introvertido(*)

 

A preferência por introversão ou extroversão tem a ver com a direção da energia (para dentro ou para fora), e não com a capacidade de interagir com os outros.  Mas os pontos fortes da introversão podem se tornar suas armadilhas.

1a. Engajar-se em conversas profundas – por que os introvertidos se comunicam da mesma maneira como eles pensam. São atraídos por temas interessantes e gostam de explorá-los em profundidade, ao invés de uma perspectiva mais ampla e superficial.

1b. Interação social – conversas superficiais (small talk) não são confortáveis para os introvertidos, mas são necessárias particularmente no ambiente de trabalho, em entrevistas de emprego, em eventos sociais, etc. Os introvertidos precisam criar um repertório de temas adequados para usar em cada situação.

2a. Pensar antes de falar – para os introvertidos, isso tem a ver com sincronismo – eles preferem compartilhar seus pensamentos quando já têm suas ideias bem formuladas, nem um minuto mais cedo.

2b. Perder o timing para falar – os introvertidos podem esperar muito tempo para contribuir com suas ideias durante uma reunião, e perder o timing da conversa, particularmente quando os extrovertidos estão conversando em um ritmo rápido.

3a. Escutar quando outros falam – eles têm um talento especial para ouvir os outros. Os extrovertidos têm o dom da palavra (algo que os introvertidos invejam), mas os introvertidos estão mais abertos para dar e receber. Esta é uma das forças dos introvertidos para networking.

3b. Passividade na comunicação – podem ficar apenas na escuta, ou fazer de conta que estão ouvindo, enquanto os extrovertidos determinam o rumo das conversas. Por isso, eles preferem pequenos grupos onde eles não têm que disputar pelo direito de falar.

temas
  Feliz plAno novo
   
  Ano novo, novas oportunidades
   
  O mito do sucesso e o evangelho da vulnerabilidade
   
  Aprender, Apreender, Empreender.
   
  Que tipo de Carbono é você?
   
  7 pontos fortes e armadilhas do introvertido
   
  A Sucessão do CEO começa com o desenvolvimento de líderes
   
   
   
 

4a. Respeitar os outros – os introvertidos odeiam ser interrompidos e, por conseguinte, eles não interrompem os outros.  Quando não concordam com o que o outro diz, preferem abordá-lo à parte, e evitam tratar da questão em público.

4b. Não confrontar os outros – se eles não se posicionam, podem ficar de fora da conversa ou parecer idiotas. Quando não confrontam, podem “engolir sapos” e acumular sentimentos negativos. Isto pode levar a uma explosão (ou implosão, o que é mais comum nos introvertidos).

5a. Habilidade para comunicação escrita - preferem enviar um “torpedo” ou um e-mail para expressar os seus pensamentos / sentimentos sem ter que gastar tempo conversando com as pessoas. O processo da escrita lhes permite um tempo para (re)formular seus pensamentos e apresentá-los da forma mais adequada.

5b. Dificuldade para comunicação verbal – podem “atrofiar” sua habilidade para reagir rapidamente e deixar de expressar seus pensamentos no tempo exigido em uma entrevista ou apresentação em público

6a. Criatividade – embora sejam tão criativos quanto os extrovertidos, podem ficar em desvantagem no ambiente de trabalho que coloca muita ênfase na interação entre as pessoas. O introvertido prefere trabalhar sozinho ou em grupos menores, para poder pesquisar o assunto e chegar a uma solução criativa.

6b. Brainstorming – as interações e debates fazem parte do negócio, e os introvertidos precisam aprender participar destas atividades para contribuir com seus pensamentos criativos nos momentos certos. Sempre que possível, devem informar-se previamente do assunto para chegar a uma reunião ou sessão de brainstorming com ideias preparadas.

7a. Saber dizer não – o introvertido conhecem bem o seu limite, e evita assumir compromissos quando acredita que terá dificuldade para se manter motivado e sociável.

7b. Ficar na zona de conforto – pode perder oportunidades de interagir e se divertir.  Muitas vezes a motivação aparece depois, e o caminho se faz caminhando..

(*) Adaptado de “7 traits and challenges of introverts”, Bob  McIntosh

 
     


   
 
 
         
         
  Declaração de Privacidade Termos de Utilização ©2014 Antropogogia Todos os Direitos Reservados